top of page

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter - Grey Circle

Nothing is true, Everthing is Permited. Ou Assassins’s Creed e Kant.

  • Foto do escritor: gupeca
    gupeca
  • 14 de jul. de 2015
  • 3 min de leitura

Pra quem não está familiarizado com o titulo, este é o lema da irmandade dos assassinos, bem, na verdade o lema é:

“Where other men blindly follow the truth, remember...Nothing is true. Where other men are limited by morality or law, remember...Everything is permitted. We work in the dark to serve the light. We are Assassins.”

Que significa:

“Onde outros homens seguem cegamente a verdade... Nada é verdade.

Onde outros homens estão limitados pela moralidade ou pela lei... Tudo é permitido.

Nós trabalhamos nas trevas para servir a luz. Nós somos Assassinos (Ésséssins, porra)”

Um lema aqui muito bonito, muito profundo e muito filosófico.

Pra mim particularmente a série Assassin’s Creed, bebe muito da fonte do que chamamos de Iluminismo ou no original Aufklärung(Auficlarungui), movimento filosófico que ocorreu principalmente na Alemanha no século XVIII, sendo encabeçado por Immanuel Kant.

Duvida? Parece bobagem, é só um jogo?

Pois bem, a premissa dos assassinos é buscar a verdade (como diria Indiana Jones: a verdade é um campo da filosofia, o que a história estuda são fatos). Afinal nada é verdade, ou o que nos é apresentado é uma camada rasa da verdade, uma verdade mascarada, editada e tendenciosamente dirigida a favor e beneficio de poucos (sim a humanidade sempre teve corrupção e ocultação de verdades, não é só hoje, nem só no nosso país).

Tudo ser permitido é amplo, mas seria como se nossos valores morais inibissem homens de pouca convicção, enquanto os maus matam e trapaceiam em beneficio próprio, os bons são doutrinados a ser parte de um rebanho, e condicionados a pensar cegamente que esses meios são errados, criando-se assim o que chamamos de barreira moral. Logo, por fim o lema diz: “agimos nas trevas a favor da luz”, ou seja, somos homens com discernimento suficiente para agir no que é chamado de trevas a favor de um bem maior e usaremos das mesmas armas que nossos inimigos: infiltração, conspiração e assassinato (lógico). Em resumo bem grosseiro, são Jedis mais mothafucking.

Vamos estudar um pouquinho agora moçadinha:

“O ser humano pode-se guardar de sua própria razão, sem se deixar enganar, pelas crenças, tradições e opiniões alheias”. Kant

Vão dizer: Porra Mochileiro, caiu como uma luva parece até que ele era Assassino.

Em resumo: A base da filosofia Kantiana é; O homem no centro da situação, no controle de sua própria vida, não confundam com uma proposta de ateísmo, em nenhum momento é discutido sobre a existência ou não de Deus, o que está em pauta é o Dogma, a crença, a manipulação da verdade através da crença, Kant se opõe a moralidade e crenças cegas, o Iluminismo também pode ser traduzido como Exclarecimento, e propõe que o homem seja dotado de razão e liberdade( Te lembra alguma coisa?), ele chama seus leitores que examinem de modo critico a razão, muito parecido com o que Lewis Caroll Faz em” Alice no País das maravilhas” com as crianças.

Viajando um pouco mais (sou bem viajado lembram?), vamos entender e definir o conceito da eagle vision, aquela percepção que os Assassinos têm no jogo que pintam a vitima ou o alvo de uma cor especifica, lógico que é um artificio do jogo para facilitar a mecânica e a jogabilidade, mas essa visão extra sensorial pode ser vista como uma ampliação da percepção como Kant propõe em:

“As coisas existem para nós não como são, mas como a percebemos” Kant

Os assassinos por sua vez são treinados para investigar e perceber sinais, como sentir a ansiedade que alguém passa antes de assassinar outra pessoa, ou notar que alguém será claramente a vitima dentro de um contexto em que os outros ao seu redor agem de modo estranho, isso explicaria também a frieza da maioria dos assassinos do jogo quando vestem o capuz, pois ocultaria suas próprias emoções evitando que outros com percepção aguçada o notem.

Pra fechar esse tópico, eu amo muito essa série, e gostaria de fazer um post sobre ela, pensei em cruzar coisas que tinha na cabeça e acabei sendo filosófico demais, e nem falei nada do jogo, para quem gostou, afirmo aqui não tem nem 1% da filosofia de Kant, leiam e busquem conhecimento, é isso que um verdadeiro mestre assassino faria. E para não dizer que não falei dos personagens da série encerro com as considerações finais que tive numa discussão sobre os personagens da série com um amigo :” É Ezio na Terra e Altair no Céu”

assassins_creed_15-wallpaper-1366x768.jpg


 
 
 

Comments


  • b-facebook
  • Twitter - Black Circle

© 2015 por Gustavo Peçanha. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page